fbpx
Menu fechado

Blog

Como transformar sua rotina usando automação residencial

2373334 vess

Já pensou o quanto a sua rotina seria diferente se você pudesse controlar tudo a distância sem precisar interromper tarefas importantes?
É isso o que a automação residencial pode fazer por meio de recursos simples e fáceis de usar, além de proporcionar mais economia, conforto, segurança e bem-estar para você e sua família.
Imagina sentar no sofá e com duas palavras acionar cortinas, baixar uma tela de cinema, reduzir a luz da sala e começar a assistir aquele filmão no fim de semana. Seria maravilhoso não é?
Veja agora como você pode transformar a sua rotina de forma fácil e rápida, mantendo tudo sob controle, administrando melhor o seu tempo e ainda ganhar em produtividade, conforto e qualidade de vida.

Não interrompa suas tarefas

O ano começou com muitas mudanças, a maioria delas guiadas pela orientação de isolamento social.
Agora passamos a maior parte do tempo em casa, e trocamos os passeios e saídas, por lazer em áreas internas com a família e com as coisas que mais gostamos de fazer.
Além disso, uma grande parte das pessoas, em comum acordo com as empresas, já estabeleceu dentro da sua própria casa, uma extensão do seu espaço de trabalho.
É aí que aparece a primeira vantagem da automação comercial: não interrompa tarefas importantes.
Trabalhos precisam de foco, assim como a leitura ou quando você está naquele momento emocionante do filme e não quer se levantar para fechar a cortina ou ir até a garagem para acender a luz porque alguém acabou de chegar.
Em suma, sejam tarefas de lazer ou que necessitem de atenção plena, com a automação residencial, elas não precisarão mais ser interrompidas. Você pode fazer tudo sem precisar sair de lugar e permanecer concentrado no que é mais importante naquele momento.

Deixe os sensores trabalharem por você

Há tecnologias que são tão simples de usar que você até esquece que elas existem.
Esse é o caso dos sensores de luminosidade. Eles são capazes de acender várias lâmpadas ao mesmo tempo a partir do momento em que começa a escurecer ao final do dia.
Eles trazem praticidade e economia, já que não necessitam de nenhum tipo de ação e ajudam a evitar o desperdício de energia.
Há outros sensores muito interessantes como este aqui vendido pela Emteco. Ele consegue identificar quando há baixa luminosidade, quando começa a chover e ainda consegue entender quando uma tempestade se aproxima e imediatamente aciona um motor para fechamento de cortinas, persianas e toldos.
Para isso ele utiliza sensores configuráveis que podem ser adequados de acordo com o clima da sua região.
Há também os sensores de presença que podem, por exemplo, acender uma luz suave para facilitar sua ida ao banheiro no meio da noite e colaborar para que você tenha uma noite de sono adequada.

Economize na conta de energia

É algo que muitas vezes nem nos damos conta, mas é comum esquecermos equipamentos ligados, cortinas abertas e luzes acessas sem necessidade.
Agora imagina chegar na hora de dormir e simplesmente dizer: “Hora de dormir” e desligar todos os equipamentos deixando apenas a luz da área e as câmeras de segurança?
Na automação residencial, o quesito economia também conta, e muito, pois é possível economizar criando cenários pré-configurados e utilizar apenas os equipamento que você precisa naquele momento e em áreas específicas.

Mantenha sua casa segura, 24 horas por dia

Segurança é um item essencial quando se trata de patrimônio privado, e você pode ter isso à sua disposição com a automação residencial.
Câmeras que captam imagens em alta resolução, detectam o áudio, “enxergam” no escuro e fazem o registro das gravações ao menor de sinal de movimento, já podem ser acessadas à distância direto pelo seu celular.
Ou seja, mesmo que você esteja longe de casa, será capaz de monitorar o que acontece em sua residência mesmo estando longe dela.
Uma outra possibilidade muito interessante, quando transformamos nosso lar em uma casa inteligente, é a possibilidade de simular a presença dos proprietários como se estivessem em uma rotina comum em casa.
Imagine que você precise se ausentar de sua residência durante um determinado período de tempo. Você poderia criar uma programação de acionamento automático de determinadas luzes em um certo horário, ligar a TV, o aparelho de som, abrir e fechar cortinas e etc, simulando, dessa forma, a presença de pessoas em casa.

Tenha uma vida mais confortável e com mais bem-estar

Poder ficar com a família é sempre um prazer, mas não está sendo simples nem fácil, porque todos estão com a rotina afetada nesse momento.
No entanto, valorizar seu espaço interno e poder desfrutar de um ambiente que ofereça facilidades e traga bem-estar tem sido essencial para muitos casais e famílias com filhos pequenos.
Mães com bebês sabem muito bem o quanto é difícil manter-se emocionalmente estável enquanto cuidam do lar, do trabalho e de crianças de colo.
Uma casa conectada e com mais recursos sem dúvida vai tornar a rotina mais leve e prática e, claro, ter consequências no bem-estar do casal e da família. 
Em suma, toda essa tecnologia de automação é muito fácil de utilizar, sem quebra de paredes, sem fios e pode auxiliar em diversas situações rotineiras.
Tudo isso para que você possa se concentrar no que é mais importante: o conforto e o bem bem-estar da sua família.

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp